Particularidades

kata
KATA

As Kata são a essência de qualquer estilo de karate, nelas estão contidas as técnicas de grandes mestres. As kata tem um significado diferente e cada uma delas faz com que o karateca passe por uma situação diferente quando a esta executando. Podemos que o Karateca só terá uma maior compreenção do verdadeiro significado da Kata quando este a executar com grande frequência.
Kenwa Mabuni Sensei unificou dois estilo, estilos estes Naha-te e Shuri-te, aprendeu com seus dois principais mestres, Kanryo Higaonna Sensei e Ankoh Itosu Sensehigashionna2i, harmonizando-o com os ensinamentos transmitidos pelo mestre chinês, Go Kenki Sensei. E assim, mais tarde, Kenwa Mabuni Sensei acrescentou os seus próprios kata, como Juroku, Aoyagi, Myojo e Shinsei, dando assim ao Shitoryu a sua própria singularidade e um maior número de kata.
E importante preservar a riqueza das Kata, é essencial quando se ankoitosu2prática cada uma delas manter a sua forma original.
Kata é destinado para treinar o corpo e a mente, ao mesmo tempo, portanto, assim não se destina somente a auto-defesa. Em primeiro lugar, e antes de ser um exercício físico, kata fornece um caminho que leva ao crescimento espiritual e a compreensão.
Todas as Kata tem Bunkai (aplicação) e que é tão importante quanto a própria kata. Bunkai é a análise e a aplicação dos movimentos e técnicas realizadas na kata. Diz assim que a kata é a parte estética, e que a bunkai mostra a sua eficácia.
Para a execução tanto da kata como da sua própria Bunkai o praticante deve ter em atenção os vários princípio do Shitoryu, mas em particular do princípio Yo Ryu Bi, há outros de modo igual tão importantes como o Yo Ryu Bi, que são: embusen, tenshin happo, uke no go gensoku e zanshin.

Nota Importante: A palavra “Kata” não tem plural, só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de uma kata.

Deixe uma resposta