John Rakoto

 

Rakoto
Rakoto John Sensei (6ºDan)
羅琴  恕恩 先生
Presidente da International Karate Shitoryu Kenshikai

John Rakoto Sensei nasceu em a 22 de Março de 1967 em Antananarivo – Madagáscar (Oceano Índico). Começou a praticar Karate em 1974, com seu irmão. Ele também praticou Judo e Kendo. Dedicado ao tradicional shitoryu karatedo, Rakoto Sensei passa o seu conhecimento sobre, num espírito de respeito mútuo, troca e convívio. Estabelecido na França há mais de 30 anos, juntamente com o irmão abriu um Dojo de família em 1987.
Durante a sua estadia no Japão no início de 1990, teve uma reunião com Soke Mabuni e Shihan Hirofumi Mizuguchi esta foi decisiva em termos de relacionamento. Desde de então, um forte vínculo desenvolveu entre eles através dos diversos seminários realizados pelo Shihan Mizuguchi na França e Madagascar. Assim, Rakoto Sensei se tornou o primeiro estudante “Gaijin” (estrangeiro), de Shihan Mizuguchi.
Rakoto Sensei foi o pioneiro de Shitoryu Karate em Madagascar, onde ele fundou a sua organização em 1996 – União Shitoryu Karate Kenshikai Madagascar. Shihan Mizuguchi deu seu primeiro seminário em Antananarivo, em 1999. Em 2012 , Rakoto Sensei celebrou o 20º aniversário da colaboração com Kenshikai Honbu Dojo no Japão. Em junho de 2012, para expressar a sua gratidão pelo Shihan Mizuguchi, fundou a Associação Internacional Shitoryu Karate Kenshikai, a fim de desenvolver e promover os valores e práticas do Shitoryu Karatedo e seguir as mais puras tradições da família Mabuni.