Karate Infantil

Karate Infantil
O karate é umas das modalidades que pode contribuir mais para o processo de formação da criança, pois desenvolve tanto a sua saúde física e emocional, melhorando significativamente o seu desempenho escolar, a sua coordenação e a sua relação com aqueles que o rodeiam.
Na infância a criança expressa-se através do movimento. O desenvolvimento do esquema corporal é um dos factores mais importantes nessa fase, pois é o meio pelo qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se através dele. A prática do Karate tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afectivos da criança, ajudando a desenvolver: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade. Por causa dessa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, o Karate tem grande importância desde a educação infantil, pois ajuda a criança a se desenvolver melhor e de forma global.
Foto Trabalho crianças

Benefício do Karate nas crianças
A sua concentração prática de exercícios ajudam a criar hábitos na escola e nos trabalhos. Com a prática trás confiança e segurança, faz com que a criança se sinta mais segura de si própria e ajuda a ultrapassar os obstáculos que lhe apareçam na sua vida quotidiana.
Constrói o respeito e a educação, mais compreensão com os outros, criando atitudes positivas perante a sociedade.
Faz com que a criança ganhe flexibilidade e incentivo para que melhore a sua aptidão física, que adquira reflexos e habilidades motoras que iram promover o seu melhor desenvolvimento.

O Karate Infantil e a integração da criança
Muitas vezes, os pais e treinadores olham para só para aspecto desportivo do praticante de Karate, esquecendo-se do aspecto motor e do educativo.
Para este objectivo irei apresentar uma breve relação entre o movimento como uma forma de comunicação e a aprendizagem.
Um aspecto positivo da competição é a motivação, auto-confiança e a tomada de decisão. Mas devemos acrescentar outros aspectos.
Vários estudos têm demonstrado a relação entre o movimento e o equilíbrio da personalidade da criança. Quando observamos as técnicas das Kata é fácil encontrar situações em que o exercício de todos os tipos de habilidades motoras como a coordenação, equilíbrio, agilidade e muitos mais estejam presentes. Exercícios estes que exigem um perfeito controlo dos canais de percepção, tais como o ritmo e o tempo.
É por estas razões e pelo esforço dos técnicos de Karate da nossa escola que iremos deixar de ver as crianças que connosco treinam serem tímidas, agressivas ou anti-social, pois as crianças que treinam Karate estão sempre em diálogo. Diálogo este que é o seu corpo, fazendo com isso que a crianças canalize a sua energia e integração no mundo em torno deles.
Não poderei terminar sem felicitar os treinadores e pais que lutam diariamente para compreender e melhorar a qualidade da educação das suas crianças que treinam nas nossas escolas de Karate.