Kenwa Mabuni

1kenwaRyuso Mabuni Kenwa
開祖  摩 文 仁 賢
( 1889 – 1952 )

Fundador do Shitoryu Karatedo

Kenwa Mabuni nasceu no dia 14 de Novembro de 1889, na cidade de Shuri, capital da ilha de Okinawa na época.
Descendente de 17ª geração de uma das famílias de guerreiros Samurai mais famosas da nobreza de Okinawa, destacava-se como um dos mais nobres e bravos guerreiros Onigususki.
O seu primeiro contacto com o Tô-De foi por volta dos 10 anos de idade através de um ajudante de seu pai que trabalhava em sua casa chamado Zeihaku Matayoshi.
Aos 13 anos, Kenwa image001Mabuni foi apresentado por um dos amigos de seu pai ao célebre mestre de Shuri-te chamado Ankô Itosu (1830-1915), que já contava com mais de 70 anos de idade na época e era um dos mais famosos artistas marciais da cidade de Shuri.

Com este Mestre, aprendeu cerca de 23 Kata do estilo Shuri-te no decorrer de 13 anos de estudo.
Em 1909, incentivado por Chôjun Miyagi, que era um de seus melhores amigos, e apoiado por seu Mestre, Itosu, a expandir seu conhecimento marcial, Kenwa Mabuni começou a aprender Naha-te com Kanryô Higaonna (1853-1915), que vivia em Naha e era o maior expoente deste estilo.
Em 1914, com 25 anos, tornou-se inspector de polícia, cargo que ocupou por aproximadamente 10 anos. Esta ocupação levou-o a deslocar-se por toda a Okinawa, dando-lhe a oportunidade de visitar diferentes partes do arquipélago.
Durante estas viagens teve a pôde conhecer e treinar muitos estilos, inclusivé com mestres locais pouco conhecidos. Por esta razão teve a oportunidade de recuperar numerosos Kata e técnicas.
Também estudou Sai-jutsu Bo-jutsu, Ne-waza (técnicas de solo) e Tuite (Atemi). Além disso aprendeu a antiga arte do “Ryôkan Budô” e “Ninjutsu” com Seikô Fujita, um respeitado mestre, 14º herdeiro da tradição “Koga-Ryû”, que também foi o responsável pela transmissão da “alma” do Budô japonês para Kenwa Mabuni.O ano de 1915 ficou marcado pelo falecimento de Higaonna e Itosu, com alguns meses de diferença um do outro. Após a morte de seus mestres, Kenwa Mabuni conheceu e passou a treinar com Seishô Aragaki (1840-1918) que vivia em Kumemura, e ensinava um estilo similar ao Naha-te.
Julgava-se ainda muito jovem para prosseguir seu próprio caminho quando juntamente com Chôjun Miyagi, apenas um ano mais velho, decidiu estabelecer um grupo de pesquisa para o estudo e prática do Tô-De. Não levou muito tempo para Kenwa Mabuni transformar-se num respeitado instrutor de Shuri-te e Naha-te.
Em 1918 já havia se tornado uma personalidade importante dentro das artes marciais de Okinawa. No dia 13 de Fevereiro desse ano, nasce o seu primeiro filho, Ken’ei Mabuni (actual líder do Shito-Ryu).
Em 1924, Kenwa Mabuni abandonou a carreira bem sucedida de inspector de polícia para tornar-se oficialmente instrutor de Tô-De na academia de polícia. Conhece Wu Xiangui (pronunciado “Gogenki” no dialeto local, 1887-1940), um mestre chinês que vivia em Okinawa e que ensinava “Bai-he Quan-Fa” proveniente da província de Fukien na China.
O segundo filho, Kenzo Mabuni nasce a 30 de Maio de 1927. No início da Era Shôwa, em 1929, com 40 anos, Kenwa Mabuni muda-se com a sua família para Osaka no Japão com o objetivo iniciar a propagação do Tô-De naquela parte do país. Quando chegou ao Japão, Kenwa Mabuni não possuía um Dojo próprio e passou a ensinar nos locais para os quais era convidado.
Também deu instrução em várias academias de polícia e nos Templos Zen Budistas. Apesar de todas as dificuldades, em 1931, seus esforços finalmente começaram a dar resultados com o estabelecimento da “Dai Nippon Karate Do Kai” (actual Nippon Karate Do Shito-Kai).
Após este período, o Tô-De passou a ser mais aceite pelos japoneses e Kenwa Mabuni começou a ensinar muitos estudantes em sua casa e em algumas universidades do Japão.
Kenwa Mabuni ensinou muitos praticantes de Karate Do, embora tenha dado poucos Menkyô Kaiden (certificados ou licenças para ensinar). Tais licenças foram dadas directamente a Ryusho Sakagami, Kosei Kuniba, Manzo Iwata, Chojiro Tani, Masami Watanabe e Ryusei Tomoyori.
Embora se saiba que tenha dado algumas “placas promocionais”, como é o caso de Kanei Uechi (não confundir com o filho do fundador do Uechi-Ryû) de Okinawa ter recebido sua graduação.
O fundimage003ador do Shito-Ryu, Kenwa Mabuni, faleceu no dia 23 de Maio de 1952, aos 62 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. A importância de Kenwa Mabuni era tal que a sua morte foi anunciada por todo o Japão através da rádio. Ao seu funeral, no cemitério de Hattori em Osaka, compareceram mais de três mil praticantes de Karate Do.

O legado deixado por Kenwa Mabuni não pode ser ignorado. Devido os seus valiosos esforços temos hoje o Shito-Ryu, uma arte que representa a longa história e a tradição do Karate Do.
Embora tenham surgido algumas ramificações do Shito-Ryu após a morte de Kenwa Mabuni, o estilo permanece único e faz parte dos anais da história das artes marciais japonesas.

Artigo original: Denis Augusto Cordeiro Andretta. Fotos: Kenwa Mabuni Sensei

Deixar uma resposta