Dojo, o que é

O Dojo

O “Dojo” é a sala de treino. É o lugar “JO” onde se procura o caminho, a via “DO”, a via da perfeição, que é a primeira razão de ser das artes marciais japonesas.
Se for ensinado Karate numa sala onde também se prática outros tipos de artes marciais japonesas, como o Judo, Aikido ou Jiu-Jitsu, o Dojo terá um “Tatami”, que é o tapete para amortecer as quedas. As salas onde se pratica apenas Karate tem soalho de madeira ou também Tatami.
O Dojo tem vestiários onde se muda de equipamento e chuveiros para que geralmente também se possa tomar o banho após a sessão de treino.
Karate DojoEsta sala de treino é um lugar que deve ser respeitado por todo o praticante, que deve considerar como um lugar sagrado, pois é lá que ele progride na arte, que melhora a sua personalidade. Ao entrar no Dojo deve deixar as preocupações à porta e dedicar-se apenas e inteiramente ao treino. Ao entrar deve saudar de pé, discretamente mas com respeito, e fazer o mesmo a saída. Não deve fumar, assobiar ou gritar, deve preocupar-se em que o Dojo se desprenda um ambiente de calma, quase de recolhimento.
Os visitantes são geralmente admitidos no Dojo, mas durante as sessões de treino devem submeter-se às regras.
O praticante não deve permanecer no Dojo depois da sessão de treino, excepto se desejar continuar a treinar sozinho, pedindo para isso permissão ao professor.
Por fim, não deve ser esquecido que o Dojo é a sua sala e que deve contribuir para a manter limpa, não devendo hesitar em limpar o Tatami de quando em quando ou em dar umas vassouradas na sala andes sair.

Artigo escrito por: Sensei Sérgio dos Santos
Baseado no livre de “Karate” de Roland Habersetzer